CEMI


Centro de Espiritualidade Mariana de Itabuna (CEMI)



Motivação: A Virgem Maria tem sido amada, rogada, celebrada, venerada em canções, honrada por todos os povos e em todos os continentes, porém não existia na diocese de Itabuna, até o presente momento, nenhum local ou meio que possibilitassem a um número considerável de pessoas, o acesso à contemplação, em todas as suas dimensões, do mistério da Mãe de Deus, mistério que abrange toda a fé cristã. “Todo santuário expressa a importância dos lugares de peregrinação na obra de evangelização. Nos santuários muitos peregrinos tomam decisões que marcam suas vidas. As paredes dos santuários contém muitas histórias de conversão, de perdão e de dons recebidos que milhões poderiam contar” (cf. Documento de Aparecida, 260). Ao assumir o trabalho pastoral no bairro Maria Pinheiro, os redentoristas dispuseram-se a coordenar a Missão Continental na cidade de Itabuna, a cuidar da vida da paróquia com as suas comunidades, e a começar com o trabalho extraordinário tal como a pastoral do santuário.

Finalidade: O Centro de Espiritualidade Mariana de Itabuna (CEMI) dispõe-se a propagar, promover a aprofundar as formas e o sentido mais profundo da piedade mariana, a organizar e divulgar mais a devoção a Nossa Senhora da Piedade e do santuário sonhado profeticamente pelo capuchinho Frei Joaquim Cameli.

Estrutura: O CEMI compreende os recursos humanos e materiais. Tem a sua disposição a presença de missionários redentoristas, a colaboração com os coordenadores dos movimentos marianos da cidade de Itabuna e toda a diocese, como também o apoio do Centro Missionário Redentorista de Salvador. Os espaços disponíveis são o próprio santuário com a mística da imagem da Mãe da Piedade, sala das confissões, sacristia, salão de encontros, sanitários, pequeno estacionamento e a secretaria.

Meios:
1. Celebrações marianas litúrgicas,
2. Curso sistemático de mariologia,
3. Plantão de confissões e orientação espiritual,
4. Irmandade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
5. Exposição mariana permanente,
6. Vigílias marianas e juvenis,
7. Romaria ao santuário todo dia 15 de cada mês,
8. Peregrinação com a imagem nas paróquias,
9. Biblioteca mariana,
10. Blog na Internet,
11. Informativo do santuário “Mensageiro de Maria”.

Membros. O bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, CSsR, missionários redentoristas, representantes dos movimentos marianos da diocese, membros da irmandade, sócios do SOS da Piedade, palestrantes e professores convidados.

Recursos. Coletas do dia 15 de cada mês, patrocínios e ofertas para este fim, 25% da entrada dos carnês de SOS da Piedade.

Localização: Santuário Nossa Senhora da Piedade, Rua da Liberdade, 95, Itabuna – BA, no bairro Maria Pinheiro. Contato: itapiedade@hotmail.com ou (73) 3617-8877




Oração a Nossa Senhora da Piedade

Ó Nossa Senhora da Piedade,
acompanhastes o Filho de Deus feito homem até o Calvário.
Estáveis de pé, junto da Cruz
quando Ele se sacrificou para nos perdoar e salvar,
nos fazendo filhos vossos.
Descido da Cruz, foi depositado em vossos braços.
Como vos compadecestes do Cristo, compadecei-vos também de todos nós.
Alcançai junto de Jesus as graças de que necessitamos
nas horas de tristeza e doença, de sofrimento e dificuldades.
Olhai para as nossas famílias
para que tenham paz e união,
sejam fiéis à fé e à Igreja Católica de Cristo.
Protegei as crianças, os jovens e idosos.
Abençoai os que trabalham, cumprindo a sua missão,
até que um dia, nos encontraremos no céu,
onde louvaremos eternamente o Vosso Filho Jesus! Amém!

Autor: Mons. Armando de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.